PRAIA PLANEJADA

ANDANDO PELOS CANTOS #1 / / Brighton Beach, NY

por Demian Jacob

image

ANDANDO PELOS CANTOS #1

Brighton Beach, NY // Praia Planejada. Procuro visitar praias constantemente em minhas viagens ou deslocamentos. Acredito que por ter nascido e crescido em uma cultura de praia, o espaço de encontro com o mar influencia nos costumes e culturas de cada local. Esse é um lugar de passagem onde matérias vem e vão com a maré, é o ponto de chegada e partida, um espaço que se transforma com a influência do tempo. Um lugar, um tempo além do homem.

image

Os bairros são organismos vivos assim como as cidades que nascem, crescem, se transformam e dificilmente morrem. Me utilizo do instantâneo, onde a falta de controle na hora de fotografar faz com que tenhamos mais precisão, como a rapidez de tocar um instrumento sem ler a partitura, deixando a percepção nos levar. Parece que toda tentativa de controlar o espaço, dá lugar ao caos e novos usos ao bairro. A organização social e urbana é refletida diretamente na paisagem. No lugar dos hotéis, resorts, parques de diversões, vemos a destruição causada por eventos naturais, uso humano e o abandono de algumas áreas ao redor. Dando uma nova organização ao espaço, talvez haja alguma ordem dinâmica que domina o local. Brighton Beach funciona como uma metáfora dessa aglomeração social e urbana, e do fracasso humano na tentativa de organização física. Esquecendo que a cidade é um espaço dinâmico influenciado diretamente pela sociedade.

image
image
image



New York City, março 2015 // POR DEMIAN JACOB


Equipamento
“Sempre ando com a minha camera snap shot no bolso, como um caderno de anotações, esse ensaio fiz todo com ela, uma Ricoh Gr1s com uma lente poderosa 28mm, uso sempre o filme Negativo Portra Kodak asa 160 ou 400 depende da situação.”